Seis prémios Red Dot para o design de produto português

Seis prémios Red Dot para o design de produto português

Na lista dos vencedores do concorrido prémio de design de produto Red Dot há seis projectos portugueses – um serviço e uma colecção de caixas da Vista Alegre/Atlantis, um lavatório da AMA Design, um revestimento da Revigrés, um esquentador para a Bosch e uma cadeira para a +Halle. Os vencedores numa das mais internacionais edições dos Red Dot passam a poder usar o seu símbolo como instrumento de promoção e estão em exposição no Red Dot Design Museum em Essen durante um ano.

Este ano os Red Dot Design Awards celebram o seu 60.º aniversário e aumentaram as categorias a concurso para 31, tendo recebido 4928 candidaturas de 56 países. Dos seis produtos portugueses, um está entre os 81 Red Dot: Best of the Best, os vencedores do principal prémio – trata-se da cadeira Stella, desenhada por um português sediado em Lisboa, como informa a organização dos prémios, para o atelier busk+hertzog para a dinamarquesa +Halle.

Atribuídos pela instituição alemã dedicada à promoção do design Design Zentrum Nordrhein Westfalen, os Red Dot Design Awards são também atribuídos a design de comunicação e a design conceptual além da categoria de produto. E esta, este ano, representou então seis prémios para Portugal, depois de em 2014 terem sido quatro os distinguidos e de em 2013 oito produtos desenhados por portugueses ou empresas portuguesas terem sido galardoados, segundo disse a gestora de comunicação do Design Zentrum ao PÚBLICO.

O júri, composto por 38 profissionais (designers como David Andersen ou Jimmy Choo, professores como Werner Aisslinger) de 25 países classificou cada produto em função da sua funcionalidade, grau de inovação, qualidade formal ou compatibilidade ambiental, entre outros elementos de avaliação. Entre eles estão então dois produtos da Vista Alegre Atlantis – o serviço Orquestra, desenhado por David Raffoul e Nicolas Moussallem no âmbito do IDPpool, a incubadora de novos talentos que a marca organiza na sua fábrica em Ílhavo, e que já em Janeiro vencera um prémio de design da revista Wallpaper; e a colecção de três caixas Plissé que alia porcelana e cristal. A Vista Alegre destaca em comunicado que se Orquestra conjuga diferentes padrões de linhas geométricas como uma complexa pauta musical, Plissé resulta de um novo processo de fabrico desenvolvido na empresa e que alia então os dois materiais.

A Revigrés, de Águeda, criou a Colecção Cromática, grés porcelânico para revestimento de parede e pavimento em 40 cores, 10 formatos e quarto acabamentos distintos e foi também distinguida com um Red Dot depois de ter sido escolhida para ser aplicada na emblemática Sagrada Família de Gaudí em Barcelona. Já a Bosch, através da sua fábrica em Aveiro Bosch Termotecnologia SA, ganha também o direito a ostentar o ponto vermelho no seu novo sistema de aquecimento de água Therm 6000i S.

Por fim, a Materfut, uma empresa de importação, distribuição e comercialização de materiais inovadores de Serzedo, vence também o direito a ostentar um símbolo Red Dot no lavatório Nature da sua marca AMA Design.

O ano dos prémios de design de produto Red Dot termina em Junho – no dia 29 decorre a gala de entrega dos prémios Best of the Best em Essen.

 

 

Fonte: Público, 10-04-2015

Sem Coméntários

Escreva o seu Comentário