Exporlux marca presença no Museu Nacional do Azulejo

Exporlux marca presença no Museu Nacional do Azulejo

No Dia Internacional dos Museus, o Museu Nacional do Azulejo inaugurou a exposição “O Desenho da Luz”, de Miguel Arruda. A exposição resulta de um projeto conjunto entre o designer e arquiteto Miguel Arruda e a empresa aguedense Exporlux.
As coleções foram apresentadas internacionalmente e pela primeira vez na Light + Building 2016, em Frankfurt.

 

A Exporlux – empresa que atua no setor da iluminação técnica interior, exterior e pública – fez recentemente uma parceria com o designer e arquiteto Miguel Arruda para dois projetos inovadores, e que demonstram a continua aposta da empresa na inovação: Exporlux Tile Lighting e Exporlux Acoustic Lighting.
As duas novas coleções foram apresentadas pela primeira vez em Frankfurt, na Light + Building 2016. Os conceitos são o reflexo da procura por novas formas de iluminar, revigorando a tradição junto da modernidade.
Recentemente foi a vez de Lisboa receber estes dois projetos, através da exposição temporária “O Desenho da Luz” de Miguel Arruda, inaugurada no passado dia 18 de maio e patente até ao dia 31 de julho, no Museu Nacional do Azulejo. A exposição reflete sobre o azulejo, um dos aspetos essenciais da cerâmica, pelo facto de captar e difundir a luz através da sua superfície vidrada.

 

Miguel Arruda trabalhou este aspeto fundamental e, de certo modo, subverteu-o. Deste modo, o Azulejo mantém o seu caráter decorativo, mas ao invés de aplicar o mundo que o rodeia, ao permanecer em contra-luz, permite que a sua capacidade refletora fique restrita, possibilitando que possamos observar melhor a sua superfície e os motivos que nele se inscrevem.

 

O discurso de abertura da exposição esteve a cargo da Diretora do Museu Nacional do Azulejo, Maria Pinto Matos, do arquiteto Miguel Arruda, da Presidente da Exporlux, Rosa Maria Almeida e da Diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva.
A Exporlux e o arquiteto português recriaram o azulejo totalmente manufaturado e pintado à mão, com utilização renovada – a iluminação.

 

A sua aplicação na linguagem iluminativa, como elemento inspirador do espaço decorativo numa tendência modernizada, torna possível a convivência da tradição com a inovação. Acessível a qualquer lugar, a qualquer ambiente, reinventa o momento com a observação da memória.
O Grupo Exporlux é um dos líderes nacionais no setor em que atua. Com mais de duas décadas de história, a Exporlux goza de um forte reconhecimento ao nível do design, flexibilidade e qualidade de produto. A sua filosofia baseia-se no desenvolvimento de sistemas que minimizem o consumo energético, com utilização responsável e racional dos recursos, através de uma política consciente de reciclagem e num processo contínuo de investimento em I+D. No coração da empresa, a Exporlux possui um avançado centro de investigação e desenvolvimento nas áreas da ótica, eletrónica e fontes luminosas.

 

EXPORLUX ACOUSTIC LIGHTING
Este conceito nasce da soma de duas palavras intrinsecamente ligadas à produção portuguesa – os modelos de iluminação da Exporlux e as placas de aglomerado de cortiça expandida. O resultado desta marca combina as diferentes características desta adição, contribuindo para uma melhoria significativa da qualidade de iluminação e acústica de qualquer espaço. Estão disponíveis 9 modelos: Constelation, Lolipop, Icecube, Brick, Ball Cork, Quadri, Trace, Magic, Wing.

EXPORLUX TILE LIGHTING
Este conceito inovador nasce da fusão de um elemento totalmente português (o Azulejo Português) com as inovadoras soluções de iluminação técnica da Exporlux. Estão disponíveis quatro modelos: Horizon, Tower, Level e Urban. Pode ser aplicado em hotelaria, restauração, residências ou espaços de carácter público e cultural.

 

 

Fonte: litoralmagazine.com, 30-05-2016

Sem Coméntários

Escreva o seu Comentário